O que é o relatório mensal de receitas do MEI?
Embora não seja obrigatório, o relatório mensal de receitas brutas do MEI é um facilitador para várias questões do dia a dia da empresa do microempreendedor individual.
Se você é empresário sabe que existem muitas obrigações legais para manter as coisas funcionando, principalmente obrigações jurídicas e financeiras.
Uma delas é a prestação de contas que deve ser feita uma vez por ano, e é aí que seu relatório mensal pode facilitar e muito a sua vida.
Nesse documento, você terá todos os dados sobre seus ganhos na pessoa jurídica muito mais organizados.
Nesse relatório, você deverá colocar todas as informações sobre seu faturamento no mês. Ele demonstra toda a movimentação financeira daquela pessoa jurídica.
Como dissemos acima, ele não é obrigatório nem precisa ser entregue a nenhum órgão do governo mensalmente, mas fazê-lo, mantém uma organização melhor tanto para o empreendedor quanto para o contador.
Com esse documento preenchido, fica mais fácil acompanhar o faturamento da empresa ao longo do ano e preencher a DASN-SIMEI (Declaração Anual de Faturamento).
Ainda, se o empreendedor precisar realizar alguma prestação de contas, esse balanço detalhado pode ser bastante útil.
Como fazer e preencher o relatório mensal
Não é preciso fazer um relatório do zero, já existe um modelo pronto no site do governo que você pode baixar e usar.
Ou se preferir pode se basear nele e montar o seu, de forma manual ou digital – como preferir.
Nesse relatório você precisa informar todas as receitas que a sua empresa teve naquele mês. Faça campos para discriminar as receitas com emissão de nota e sem emissão de nota, para facilitar a prestação de contas no futuro.
Para melhorar a identificação, faça um cabeçalho com os dados da empresa também: nome, CNPJ e período de apuração (mês correspondente àquele faturamento).
O preenchimento do relatório é bastante intuitivo, basta colocar todas as receitas que você teve no mês, e calcular os ganhos da empresa.
Você também pode colocar a receita total obtida no período de apuração, somando as duas partes da receita. Caso toda receita tenha sido obtida por meio de uma nota fiscal, você pode deixar o outro campo em branco.
Um ponto de atenção que pode te ajudar muito, é sempre contabilizar até o dia 20 de cada mês, com base nas transações do mês anterior. Depois de preencher tudo, assine e coloque a data.
Guarde este documento pelo período mínimo de cinco anos, junto com as suas notas fiscais e outros documentos que comprovem as transações realizadas pela sua empresa.
Fazer isso trará mais organização e segurança a você e a sua empresa. Se você tiver que prestar qualquer tipo de conta, ter essas informações organizadas e armazenadas pode agilizar bastante o processo.
Dicas para sua organização financeira
A organização financeira é um desafio para microempreendedores, pois muitos não conseguem separar suas contas pessoais das contas profissionais e além disso prejudicar a contabilidade, pode fazer com que o empreendedor pague mais impostos do que deve.
É preciso ter tudo sob controle: pagamentos, recebimentos, capital de giro… para que dessa forma você seja um microempreendedor de sucesso e com o tempo possa expandir o seu negócio.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas financeiras para você que quer ter um controle efetivo do seu empreendimento. Vamos ver quais são!
- Adquira um sistema
Utilize ferramentas que vão te ajudar no controle dos processos empresariais. Um sistema de gestão eficiente amplia seus recursos como gestor e com ele é possível ter dados importantes claros como o faturamento do seu negócio, relatórios periódicos, despesas e os lucros obtidos, além de muitas funcionalidades que poderão te ajudar a tomar decisões mais estratégicas.
- Separe as finanças da empresa das pessoais
Esse é um dos maiores desafios dos empresários, principalmente dos empreendedores novos. Se você tomar cuidado de manter um caixa exclusivamente para a sua empresa, você assegurará a ela uma vida autônoma e um orçamento próprio.
Se você misturar as finanças pessoais e da sua empresa, você não vai saber nunca se a sua empresa está dando certo ou não. Você também não conseguirá ter uma visão de para onde estão indo os recursos e investimentos do seu negócio.
Essa mistura pode causar sérios problemas e ter muitas consequências. Muitos negócios se perdem por ter seus lucros esgotados por arcar com despesas que não dizem respeito à empresa. Não faça parte dessa estatística!
- Defina suas estratégias com base em dados corretos
Se você tiver um fluxo de caixa organizado e preenchido corretamente, você sempre terá informações atualizadas sobre a situação financeira da sua empresa, e assim, você poderá utilizá-la como ferramenta estratégica, pois o controle financeiro da sua empresa permitirá que você realize um planejamento eficaz, além de maiores investimentos, com base em dados corretos e precisos.
- Contas a pagar e receber devem estar em ordem
É preciso que as contas a pagar e receber estejam sempre em ordem para que o fechamento do fim do mês seja correto. O seu software pode ajudar nisso.
É preciso que ele permita que você gere relatórios simples e precisos, mas que te darão uma visão clara de suas finanças, para que você consiga fazer previsões futuras, e buscar receitas e despesas por categorias. Isso facilitaria muito o seu dia a dia, não é verdade?
- Mantenha seu capital de giro
Se você acha que tudo que fica na conta bancária depois que pagar as despesas é lucro, engano seu. Se você tiver essa visão, uma hora pode deixar de honrar com os compromissos da sua empresa.
Depois que as despesas são pagas, o que fica em caixa precisa virar capital de giro, para que você tenha uma margem de pagamento para seus clientes, possa fazer alguma compra que precise, ou cobrir despesas extras que possam eventualmente surgir. Se por acaso você contrair dívidas, e tiver que pagar juros, seu lucro será reduzido!
- Reinvista
Além de contar com a segurança de ter um capital de giro, procure também investir uma parte dos seus recursos em renovações que destaquem a sua empresa dos concorrentes. O mercado está cada dia mais exigente, então pense sempre nisso!